Afinal, corretor pode ou não ser MEI?

23/04/2018

Há uma confusão de informações e muitas contradições, mas nós da KLIKEY vamos tirar todas suas dúvidas e resolver essa questão de uma vez por todas!

O corretor de imóveis – definitivamente – não precisa ser MEI. Mas antes de explicarmos o porquê é importante você entender o conceito do MEI. Em seu propósito principal, o MEI procura tirar da informalidade os trabalhadores que não possuem uma regulamentação legal, o que não é o caso dos corretores, já que esses profissionais precisam ser cadastrados no CRECI – Conselho Regional dos Corretores de Imóveis e possuem um código de ética estabelecido, além de serem regidos em mais de um artigo na Constituição Federal e no Código Civil Brasileiro.

Portanto, o corretor de imóveis é um profissional reconhecido e não pode ser beneficiado com o cadastro de MEI. A confusão se deu quando houve a publicação de lei, quando os corretores foram autorizados a efetuar cadastro no Simples Nacional.

A publicação do texto diz apenas que com o acesso do corretor ao Simples Nacional, o governo reduziu a carga tributária para corretores de 17% para 6%.

Para ser um MEI você deve antes ter cadastro no Simples Nacional, mas só o fato de efetuar esse cadastro não torna esse corretor um MEI.

A solução para os profissionais da área que procuram atuar de forma individual é se tornar um EIRELI, o chamado Empresário Individual, ou até mesmo abrir uma sociedade empresarial.

É importante citar ainda que, embora no site do CRECI exista até mesmo um passo a passo de como se tornar MEI, essa informação está incorreta. Como dissemos antes, a possibilidade existente é que a empresa que o corretor presta serviço consiga se enquadrar no Simples Nacional, esse fato já deve ser encarado como uma vantagem, pois é bem interessante para o profissional do ponto de vista financeiro.

 

Soluções imobiliárias em um click! Sem complicações, sem burocracia, na palma da sua mão! Seja bem vindo à uma nova experiência!

Klikey Serviços Imobiliários LTDA | CNPJ: 28.518.717/0001-49 | CRECI J31491

SecoviMagazine LuizaIBMStartup do MitHub